Preconceito literário


Na minha opinião o preconceito para qualquer tipo de coisa é algo negativo porem inevitável, 
todo mundo julga algo e com relação a literatura fica claro esse "preconceito" afinal gostamos 
de julgar livro pela capa. 

Para resumir bem, preconceito literário é você julgar um livro antes de ler, julgar quem o lê ou até mesmo você se achar superior por ler algo digamos mais "aculturado", ai entra a parte de qual a melhor literatura, que confesso saber pouca coisa a respeito, gosto de ler e o que me faz ter senso critico sobre o mesmo é a liberdade que me dei de experimenta-la, todo tipo de livro, do mais clássico até o mais bobo. Isso me faz ter opinião própria, não verdades absolutas, o que define um livro bom ou ruim é a mente de cada um. Falo isso com propriedade pois já tive bastante preconceito com literatura brasileira, lia clássicos internacionais e me encantava com o modo como a leitura fluía bem, mais nunca tinha dado uma chance para livros que estavam tão perto de mim. Essa minha reação mudou a pouco tempo, como estou no 2° do ensino médio alguns paradidáticos são exigidos para as avaliações, e resolvi da uma chance. Me envergonho em admitir que por conta de um preconceito e falta de fé e também nacionalismo li o meu primeiro livro de Machado esse ano, Brás cubas, me apaixonei com a escrita, as ironias e criticas, e notei muitas semelhanças com escritores estrangeiros. Sei que esse livro é clássico e tudo o mais, porem quis demostrar o que um julgamento errado pode privar. Voltando a parte da superioridade, na minha humilde opinião qualquer um pode julgar qualquer livro que se tenha lido, isso faz bem, mais o fato de você ler  Fitzgerald não quer dizer que você é mais culto ou menos que uma pessoa que leu e gostou de 50 tons de cinzas, isso é gosto e apenas isso.


3 comentários:

  1. A mais pura verdade, ninguem é ninguem p julgar algem
    - até rimou :X
    Enfim, continua nesse estilo de testo.

    ResponderExcluir
  2. o blog ta tão parado :/ Saudade daqui

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou seguindo aqui.. Se puder seguir de volta >< http://maquiandopensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário e muito especial para o blog.
Obrigada :)